F1

Filho seguiu o pai no gosto e na admiração ao Ayrton Senna

Walber da Costa Reis, com 30 anos, nascido em Fátima-TO e atualmente morando em Salvador-BA herdou de seu pai em gostar das corridas de Ayrton Senna.

As lembranças de Walber sobre corridas de F-1 foram a partir do ano 1993. Como um bom brasileiro, seu Pai “In Memoriam” Simião Inácio Reis, tinha uma enorme paixão não apenas pela F-1, e sim, pelo piloto brasileiro Ayrton Senna da Silva, o nosso Ayrton Senna do Brasil, ou seja, é um amor que nasceu e veio “de pai para filho”.

Na verdade no ano em que Walber nasceu Senna mostrou tanto para o mundo, e também para ele mesmo o porquê tinha chegado na F-1, provando que tudo que ele lutou e sonhou realmente valeu a pena.

Em 1988 em Suzuka no Grande Prêmio do Japão, Ayrton Senna foi pela primeira vez Campeão Mundial de F-1. Walber assistindo e lendo algumas história e fatos dessa corrida especial no Japão em 88, é notável que a Fé em Deus que o Senna tinha era ainda maior que seu talento como um “piloto supersônico”.

“Gosto de velocidade e me tornar um piloto, seria sim um grande sonho, mas na vida temos que seguir os sonhos que são mais acessíveis. Infelizmente o automobilismo na atmosfera mundial depende muito do financeiro e patrocínios. Algo que termina sendo uma barreira e utopia para muitos jovens sonhadores com esse esporte”, diz Walber.

Às vezes o talento e sonho não são suficientes, mas quem sabe um curso de pilotagem, e pelo menos um dia correr em Interlagos em um treino, já seria uma imensa satisfação.

Arquivo Pessoal de Walber Reis

“Na verdade a minha relação com o automobilismo tem haver com a história do Senna, pois revendo suas corridas, uma que tem aspecto especial é do GP de Mônaco em 1984. Senna com uma Toleman, carro nem tão competitivo comparado com outras escuderias, alcançou o 2º lugar do GP, não ganhando a corrida pela interferência de chefões da F-1. Esse resultado mostrou, para todos, o talento único do Senna”, diz Walber.

Outra história fantástica é a da 1ª vitória dele na F-1, vencendo em Estoril, com sua Lotus preto e dourado o GP de Portugal em 1985 debaixo de muita chuva. E também, as duas vitórias em casa no Brasil no GP em Interlagos são emocionantes. Em 1991 realizou seu grande sonho de vencer em casa pela primeira vez, terminando a corrida com apenas a 6ª marcha, para muitos uma situação impossível de pilotar um carro de Fórmula-1, mas para o SENNA, Deus tornava o impossível em possível em milésimos de segundo.

“Mas o GP do 1993 acho que foi mais difícil, pois em 1991 as Willian’s não eram tão fortes quanto 1993. Uma Willian’s era do Professor Prost e a outra com Damon Hil. Senna venceu na chuva e desbancou as poderosas Willian’s, e despediu-se de nós com uma linda vitória do Grande Prêmio do Brasil, terminando a corrida ‘nos braços do povo’”, diz Walber.

“Sem sombra de dúvidas, Ayrton Senna é minha grande inspiração porque mais que um grande vencedor na Fórmula-1, Tricampeão Mundial e considerado o maior e melhor piloto de todos os tempos, o Senna foi ainda mais vitorioso vencendo na vida, tudo com muita Fé, porque era com Deus e com Cristo que ele sempre andou”, diz Walber.

Walber diz que Senna acreditou e buscou ajuda para tornar-se um vencedor. Ele enfrentou muitas dificuldades para chegar no topo, e também manter-se como o número 1, teve que aprender com os erros, aperfeiçoar com os treinos e sempre buscando melhorar a cada dia, dedicação ao nível máximo.

Ele assiste às vezes, mas não é mesma emoção, pois prefere rever as corridas do Senna, resgatando assim os sentimentos de saudades das manhãs de domingo.

Para Walber, atualmente vê o Lewis Hamilton como um grande piloto, e principalmente por ele ter o Ayrton Senna como ídolo e inspiração.

“Senna é um ‘meteoro supersônico que passou veloz demais por nós’, mas sempre estará presente como fonte de exemplo a ser seguido, a cada instante para cada um de nós que o Amamos muito. Senna é o maior desportista e atleta que existe, e jamais existirá outro igual”, diz Walber.

Walber fala que Senna é maior que o mundo da Fórmula-1, supera até hoje todos os outros pilotos, seu legado é maior que todas as escuderias. Mas resumindo, ser um fã do Senna é algo de muita honra, natural e é essencial para a minha vida. Hoje o mais importante é saber que seu legado e seus sonhos são representado pelo Instituto Ayrton Senna, ajudando e transformando a vida de milhares de crianças, jovens, educadores do Brasil.

Arquivo Pessoal de Walber Reis

O Instituto Ayrton Senna (IAS) acredita na Educação como o caminho que tem as chaves para todas as portas de um futuro com mais dignidade, honestidade e mais humano para todos. Walber é grato a Deus por ter tido a oportunidade de realizar um sonho de conhecer o Instituto Ayrton Senna em 2018 e 2019.

O IAS é um lugar muito especial, onde a pessoa sente a presença do Senna, vendo os troféus, carros e o legado dentro e fora das pistas. O Instituto é a realização a cada dia do sonho do Senna, que é transformar e mudar realidade da vida das pessoas por meio da Educação.

“Esse ano participei do Senna Day Festival, um evento muito lindo e fantástico, uma homenagem merecida, e a altura do que é o Senna para o Brasil e o mundo. Para minha felicidade e surpresa ainda tive uma foto publicada no site oficial do evento. Então, tenho muita gratidão por ter esses sonhos realizados, e sempre defenderei o legado do Ayrton Senna da Silva, o nosso Ayrton Senna do Brasil para sempre. Senna Vive em nossos corações”, diz Walber.

“Mesmo que as dificuldades existam, é possível superar cada desafio e vencer as barreiras. Acima de tudo precisa-se de muita Fé em Deus, coragem, empenho e determinação. É com perseverança e acreditando nos sonhos que é alcançado os objetivos na vida. E quando a determinação por um objetivo é realizada com esforço, Fé e acima de tudo com a presença de Deus, os resultados acontecem”, finaliza Walber.

LEIA MAIS

Dilma admira Ayrton Senna e sente falta de pilotos brasileiros na F1

Paula ainda sente arrepios revendo corridas de Ayrton Senna

Ayrton Senna fazia ser diferente as manhãs de domingo para Reginaldo e seus tios

Tags
Mais

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar