Futebol de baseSub-20Vasco da Gama

Copinha: Vasco enfrenta o São Paulo na disputa pelo título

O Vasco vai em busca de seu 2º título, enquanto o São Paulo quer ser campeão pela 4ª vez da Copinha

Em busca de seu segundo título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Vasco enfrenta o São Paulo na final, que será realizada às 15h30 de sexta-feira (25/01) no Pacaembu. Já o São Paulo quer ser o campeão da Copinha pela quarta vez. Nas semifinais, o Vasco superou o Corinthians nos pênaltis e o São Paulo goleou o Guarani em 5 a 2. O único título do Cruzmaltino foi em 1992, justamente em cima do São Paulo, enquanto o último título do Tricolor Paulista foi em 2010, quando bateu o Santos.

As duas equipes que melhor jogaram durante a Copinha alcançaram as finais. Na vitória nos pênaltis sobre o Corinthians, o Vasco mostrou mais uma vez, ser uma equipe bem treinada. Apesar das falhas de posicionamento nas bolas aéreas, as alterações feitas pelo técnico Marcos Valadares ajustaram o time, e os Meninos da Colina controlaram a posse de bola na maior parte do segundo tempo.

Mesmo desfalcado de seu artilheiro e candidato a melhor jogador da Copinha, Gabriel Novaes, o São Paulo venceu o Guarani com tranquilidade, dominou as ações ofensivas. Anthony fez 2 gols e agora tem 7 na competição e Rodrigo Nestor deu 2 assistências, foram os destaques do São Paulo na partida semifinal. Para a final da Copinha, o Tricolor Paulista terá a volta de Gabriel Novaes, que já cumpriu a suspensão.

Anthony (à esq.) e Rodrigo Nestor (à dir.) jogadores fundamentais na goleada sobre o Guarani. (Foto: Celio Messias/saopaulofc.net)

Em 2018 o São Paulo já havia chego a final da Copinha, e foi vice-campeão para outro carioca na ocasião, o Flamengo. Na Copa do Brasil Sub-20, a equipe foi campeã em cima do Corinthians, e nas quartas eliminou o Vasco. Já o ano de 2018 dos Meninos da Colina do Sub-20 não foi dos melhores quando o assunto são os títulos. O Vasco passou em branco na categoria na temporada passada.

Mas na categoria de bases o principal, obviamente, os títulos não são o principal e este time do Marcos Valadares é prova disso. Além do talento individual dos jogadores e da organização tática apresentada pela equipe, algo que parece estar fazendo diferença ao Cruzmaltino é a união do elenco. Entre os 11 titulares, o Vasco não terá Miranda, que foi titular em todas as partidas até a semifinal. O zagueiro cumprirá suspensão pois levou o terceiro cartão amarelo contra o Corinthians.

Na coletiva de imprensa desta quinta-feira (24/01), o comandante dos Meninos da Colina, Marcos Valadares ressaltou a importância de uma competição como a Copinha e ainda falou sobre a preparação para o torneio.

 “A gente procura ter essa orientação sempre, de valorizar o clube que o formou, que deu todo o suporte, e aí, futuramente, acontecerão situações positivas para o atleta, no profissional ou numa negociação para o exterior. A competição exige muito fisicamente, mentalmente. A preparação é ao longo do ano todo. Há viagens, desgaste, mas a gente consegue recuperar. E numa final, eles estarão num nível de motivação altíssimo.”

Curiosidade: A final será a primeira partida que o São Paulo jogará de dia. Todas as partidas do Tricolor Paulista, até aqui, haviam acontecido a noite, além de ter jogado em apenas uma sede, Araraquara, no estádio da Fonte Luminosa. Já o Vasco jogou 4 de 8 partidas a luz do dia, sendo uma delas contra o Taubaté, às 13h45. Os Meninos da Colina jogaram em 4 estádios diferentes.

CAMPANHA DOS MENINOS DA COLINA (Clique no link para saber como foi a partida partida)

Fase de Grupos

Vasco 4 x 1 Carajás (PA) – 04/01– 16h – Joaquinzão

Tubarão (SC) 0 x 0 Vasco – 07/01– 15h30 – Joaquinzão

Taubaté (SP) 0 x 1 Vasco – 09/01– 13h45 – Joaquinzão

2ª Fase

Vasco 4 x 0 Juventude – 12/01 – 11h – Joaquinzão

3ª Fase

Vasco 5 x 1 Manthiqueira – 14/01 – 17h30 – Estádio Dario Rodrigues Leite

Oitavas de Final

Coritiba 0 x 3 Vasco – 16/01 – 19h30 – Canindé

Quartas de Final

Vasco 1 (3 x 2) 1 Volta Redonda – 18/01 – 19h15 – Canindé

Semifinal

Corinthians 2 (3 x 4) 2 Vasco – 22/01 – 21h30 – Arena Barueri

CAMPANHA DO SÃO PAULO

Fase de Grupos

São Paulo 7 x 2 Holanda (AM) – 03/01– 21h – Fonte Luminosa

Serra (ES) 0 x 3 São Paulo – 06/01– 21h30 – Fonte Luminosa

Ferroviária (SP) 2 x 2 São Paulo – 09/01– 19h – Fonte Luminosa

2ª Fase

Rio Claro (SP) 0 x 3 São Paulo – 11/01 – 19h15 – Fonte Luminosa

3ª Fase

Ferroviária (SP) 0 x 2 São Paulo – 13/01 – 21h45 – Fonte Luminosa

Oitavas de Final

Mirassol 0 x 3 São Paulo – 15/01 – 19h30 – Fonte Luminosa

Quartas de Final

Cruzeiro 1 (5 x 6) 1 São Paulo – 17/01 – 21h30 – Fonte Luminosa

Semifinal

São Paulo 5 x 2 Guarani – 22/01 – 19h15 – Fonte Luminosa

Ficha Técnica

São Paulo x Vasco

Copa São Paulo de Futebol Júnior – Final

Local: Pacaembu, São Paulo (SP)

Data: 25/01 (Sexta-feira)

Horário: 15h30 (Horário de Brasília)

Equipe de Arbitragem

Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)

Assistentes: Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP)

Quarto Árbitro: João Vitor Gobi (SP)

Provável escalação do São Paulo  Técnico: Orlando Ribeiro

Thiago; Caio Carioca, Tuta, Morato e Welington; Diego, Rodrigo Nestor e Paulinho; Antony, Fabinho e Gabriel Novaes.

Provável escalação do Vasco – Técnico: Marcos Valadares

Alexander; Cayo Tenório, Ulisses, Gabriel Norões e Coutinho; Bruno, Linnick, Caio Lopes, João Pedro e Lucas Santos; Tiago Reis.

Tags
Mais

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar