Futebol de base

Depois de 7 meses de disputa, o carioca sub-17 chega ao fim.

Com grande campanha, Fluminense conquista seu 12º título estadual da categoria sub-17.

Com uma campanha irreparável, o Fluminense levantou seu primeiro título na temporada – na taça BH bateu na trave ao ser vice-campeão – ao bater o Vasco em São Januário por 1 a 0 com gol de Martinelli aos 13 minutos do segundo tempo. Os moleques de Xerém foram dono do melhor ataque, com 97 gols marcados em 28 jogos; e da melhor defesa, com apenas 15 gols sofridos. O atacante João Pedro ainda terminou na artilharia da competição com 23 gols em 23 jogos. Após uma campanha abaixo dos 3 rivais na Taça Guanabara, terminando na 4º colocação; o Fluminense cresceu nos momentos decisivos e bateu o Flamengo na semifinal, antes de vencer o Vasco e levantar seu 12° título.

Na Taça Guanabara, o Flamengo fez bela campanha e sagrou-se campeão. Com apenas duas derrotas (para Vasco e Botafogo) o rubro-negro terminou a Taça Guanabara com a melhor defesa, sofrendo apenas 10 gols em 24 jogos. Os garotos do ninho chegaram a ficar 19 jogos invictos e sem levar gols por 12 partidas consecutivas. Na semifinal do estadual acabaram caindo para o Fluminense após perder os dois jogos por 2 a 1.

O vice-campeão estadual, Vasco da Gama, fez uma campanha idêntica a do Flamengo na Taça Guanabara. Com o mesmo número de vitórias, empates e derrotas;  Vasco só ficou em 2º lugar devido aos pontos extras*, onde ficou com 1 a menos que o Flamengo. Na semifinal venceu os dois jogos contra o Botafogo, que terminou a Taça Guanabara na 3º colocação.

Na Taça Rio quem levantou o título foi o Volta Redonda. Após terminar na quinta colocação da Taça Guanabara, o Voltaço bateu o Boavista na semifinal. Na final ao esquadrão de aço enfrentou o Madureira – que havia eliminado o Nova Iguaçu na semifinal – e venceu a primeira partida por 2 a 0 no Conselheiro Galvão. No jogo da volta, em Volta Redonda, a derrota por 2 a 1 não foi suficiente para tirar o título do Voltaço.

O campeonato carioca começou no dia 24 de Março e terminou 10 de Novembro. Foram pouco mais de 7 meses de jogos eletrizantes e com alta média de gols. Ao todo foram 665 gols marcados em 204 jogos, média de 3,25 gols por jogo.

Seleção do campeonato eleita pela equipe da Rádio Opinião:

Goleiro: Pedro Victor (Flamengo)

Laterais: Calegari (Fluminense) e Riquelme (Vasco)

Zagueiros: Menezes (Vasco) e Luan (Fluminense)

Meias: André (Fluminense), Gomes (Flamengo) e Marcello (Botafogo)

Atacantes: Talles (Vasco), Rodrigo Muniz (Flamengo) e João Pedro (Fluminense)

Melhor Jogador: João Pedro

*Na Taça Guanabara quando a partida termina empatada, há uma disputa de pênaltis que vale 1 ponto extra ao vencedor.

Tags
Mais

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar