BasqueteNBB

Em casa! Conheça a história de Léo Figueiró, treinador do Botafogo

Formado no clube, Figueiró já consegue ultrapassar marca da última temporada do basquete alvinegro

Uma história de amor. Uma trajetória que pra muitos, se inciou apenas em agosto de 2018, mas que já tinha páginas escritas desde a década de 90. Léo Figueiró é o exemplo de alma, perseverança, garra e estilo alvinegro de ser. Como jogador, Léo se formou nas categorias de base do Glorioso. Participou da campanha do décimo título carioca, no ano de 1991, última conquista estadual do alvinegro. Já em 2018, como treinador, conseguiu ultrapassar a marca de sete vitórias da última temporada, contando Copa Avianca e temporada nacional. Contando estadual e o início do NBB, o Botafogo já possui nove triunfos nas mãos de Léo.

Durante a carreira, atuou em grandes equipes do basquete nacional como Franca, Ribeirão Preto e Palmeiras. Já fora das quadras, Figueiró atuou como assistente técnico no Caxias do Sul, time que foi até as quartas de final do NBB 10, comandou o Contagem Towers na Liga Ouro de 2017,  ano em que o Alvinegro sagrou-se campeão. O técnico do Glorioso também já foi coordenador de seleções da Federação Gaúcha, assistente no Rio Claro e eleito o melhor técnico do Campeonato Paulista Sub-19 de 2015.

Foto: LNB.com.br

Mas será que ele marca o clube apenas pelo desempenho do atual elenco? Não! Além de representar muito bem o clube da estrela solitária, Leonardo Figueiró Alves já pode olhar pro futuro do basquete nacional com sua filha Manuella, atleta do Botafogo, que já integra as categorias de base da seleção brasileira.

Logo após a sua contratação para comandar a equipe profissional do Botafogo de Futebol e Regatas, Léo disparou:

– ” Voltar para onde comecei minha história no basquete é uma felicidade indescritível. Por outro lado, sei que estou sendo contratado pelo trabalho que venho fazendo nos últimos anos e chego com responsabilidade. Estou ciente do que precisamos desenvolver e de todas as expectativas. Daqui pra frente, estarei focado em montar um grupo forte, comprometido e que honre a camisa e a história do Botafogo. Vamos trabalhar muito para alcançar bons resultados na temporada!”

E está conseguindo. Na atual temporada nacional, o Botafogo vai sendo um destruidor de gigantes. Apesar das derrotas para Joinville (inesperada) e Bauru, o Alvinegro bateu Franca (fora de casa), Paulistano (atual campeão) e Mogi das Cruzes (atual vice-campeão), os dois últimos em casa, no Ginásio Oscar Zelaya.

Até onde Léo Figueiró consegue levar esse Botafogo? Há alguma projeção? O treinador comentou sobre:

– “É sempre complicado a gente prometer um título para o torcedor. Eu considero burrice, até um certo ponto. Mas eu digo sempre para não duvidarem da capacidade desse elenco. Todos os jogadores que aqui estão, são vidrados em ganhar essa competição. São atletas com muita garra e ambição. Temos experientes, temos jovens, temos mais individuais, mais técnicos, mas todos com sangue nos olhos para levar o Botafogo ao topo.”

O carisma, a raça e a vontade de vencer, fazem de Léo Figueiró a peça mais importante do Botafogo para a temporada 18/19.

Tags
Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close