Libertadores da América

Flamengo tem aproveitamento de 75% jogando no Peru; Rubro-Negro já venceu o River no país andino

Confronto aconteceu em 1959, na capital peruana

Falta pouco, torcedor. Está chegando a hora da grande final da Copa Libertadores 2019 entre Flamengo x River Plate.

A partida marcará a 24ª vez do Flamengo em solo peruano. Até aqui, o Rubro-Negro tem 16 vitórias, quatro empates e somente três derrotas em 23 jogos. E se serve de inspiração para este confronto, chamemos a atenção para dois fatos: o Flamengo já conquistou dois títulos (não-oficiais) no Peru; o Rubro-Negro já venceu o próprio River Plate no país inca.

O primeiro título internacional da história rubro-negra foi o Torneio Quadrangular de Lima, em 1952. Na decisão, o adversário foi o Deportivo Municipal, onde o Flamengo venceu por 2 a 0. O outro título em solo peruano foi o Torneio Hexagonal de Lima, em 1959. O time da Gávea bateu o Alianza Lima, por 4 a 2, e levantou o caneco. Mas para chegar na final contra o time que revelou Paolo Guerrero, o Flamengo, liderado por Dida, um dos maiores da história rubro-negra, teve que passar justamente pelos Millionarios. Com vitória por 4 a 1, os argentinos ficaram no caminho. Este foi o primeiro e único jogo do Flamengo, até o momento, contra uma equipe argentina no Peru.

River Plate no Peru

Se o Flamengo já conquistou títulos, mesmo que não-oficiais, no Peru, o River não pode dizer o mesmo. O time argentino já até chegou perto. Em 2003, os Millionarios decidiram a Copa Sul-Americana contra o Cienciano. Na ida, em Buenos Aires, as equipes empataram por 3 a 3. Maxi López, ex-Vasco, marcou duas vezes para os argentinos. Na volta, porém, no Peru, os donos da casa venceram por 1 a 0, com gol de Lugo, e faturaram o primeiro título internacional do clube.

O Rubro-Negro jamais jogou no estádio Monumental de Lima, palco da final. Já o River atuou por lá em 2009, contra o Universidad San Martín. Os peruanos venceram por 2 a 1. Marcelo Gallardo, atual comandante do River, ainda jogava à época e estava em campo, assim como na final da Copa Sul-Americana de 2003.

Últimos cinco jogos do River Plate no Peru pela Libertadores

  • Alianza Lima 1×1 River Plate (2019)
  • Melgar 2×3 River Plate (2017)
  • Juan Aurich 1×1 River Plate (2015)
  • San Martín 2×1 River Plate (2009)
  • San Martín 2×0 River Plate (2008)
Mais

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar