BasqueteNBBVasco da Gama

NBB: Vasco e Flamengo fazem clássico em São Januário

Gigante da Colina joga contra retrospecto e contra a lanterna da competição

Em fases opostas na competição, Vasco e Flamengo fazem o Clássico dos Milhões na 19ª semana do NBB 18/19. A partida será realizada neste sábado (16), a partir das 14h, no Ginásio de São Januário com torcida única do mandante.

Confira outras notícias do Vasco da Gama

Restam três partidas para ambas equipes terminarem suas participações na fase de classificação. O Flamengo fará seus últimos jogos no Rio de Janeiro e mantém viva a esperança de conquistar a liderança. No entanto, o Vasco perdeu para o Universo/Brasília na rodada passada e já não tem mais chances de se classificar aos playoffs. A briga atual é com o Joinville/AABJ para evitar a lanterna do NBB 18/19.

O Gigante da Colina vem de oito derrotas consecutivas, a última vitória aconteceu no dia 14 de janeiro, há pouco mais de dois meses no Centreventos Cau Hansen, onde bateu o Joinville/AABJ por 92 a 81. O Vasco é o pior mandante da competição, venceu apenas duas de 12 partidas disputadas no Ginásio São Januário. Na classificação geral, o Cruzmaltino ocupa a 13ª colocação, com cinco vitórias 18 derrotas (21,7% de aproveitamento). As únicas vitórias em São Januário aconteceram ainda no primeiro turno do NBB 18/19, em novembro de 2018 contra Corinthians e São José.

Em contrapartida, o Rubro-Negro cresceu de produção e está embalado na reta final da competição. Sua última derrota foi no mesmo dia da última vitória vascaína, 14 de janeiro contra o Pinheiros. Desde então a equipe engatou uma série de oito partidas com vitória. O Flamengo é o terceiro colocado na tabela, com 19 vitórias e quatro derrotas (82,6% de aproveitamento), como visitante são nove vitórias em 12 partidas. É o terceiro time com a melhor campanha fora de casa.

SEGUNDO PIOR ATAQUE x MELHOR DEFESA 

Além do momento ser favorável, os números também apontam o favoritismo Rubro-Negro. O clássico pode ser considerado o time de defesa mais consistente desta edição contra o segundo pior ataque. O Flamengo sofreu apenas 1633 pontos, sendo assim a equipe que menos sofreu pontos no NBB 18/19, contra um Vasco que fez 1714 pontos até aqui na temporada, o segundo time que menos pontuou.

Olivinha em ação contra o Vasco no primeiro turno; na ocasião o ala-pivô foi o cestinha da partida (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

RETROSPECTO DO CONFRONTO NO NBB

Na era do Novo Basquete do Brasil, Vasco e Flamengo se enfrentaram cinco vezes, são quatro vitórias para o lado rubro-negro, enquanto o Cruzmaltino tem uma vitória. O último embate entre as equipes aconteceu no dia 10 de novembro, e o Flamengo bateu o Vasco em 90 a 70 na Arena Carioca 1, na 4ª semana do NBB 18/19.

Tags
Mais

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar