Vasco da Gama

Vasco disputa com o Resende uma vaga na final da Taça Guanabara

Após indecisão sobre o dia da semifinal, Vasco e Resende se enfrentarão com estreia do VAR no Campeonato Carioca

O Vasco vai a campo nesta quarta-feira (13/02) encarar o Resende na semifinal da Taça Guanabara, em partida realizada no Maracanã. O Vasco ainda não perdeu em 2019, até agora venceu todas as partidas no Carioca. O Gigante da Colina foi o líder do Grupo B. Já o Gigante do Vale, o Resende, se classificou em segundo no grupo C, após duas vitórias, dois empates e uma derrota na durante a fase de grupos. Na semifinal, pela primeira vez o árbitro de vídeo será utilizado no Campeonato Carioca.

Confira outras notícias do Vasco da Gama

Na última partida o Vasco teve dificuldades e quase foi eliminado da Copa do Brasil pelo Juazeirense, após empate em 2 a 2. Porém no Campeonato Carioca a situação foi diferente e o Cruzmaltino está 100%. Possivelmente a partida mais marcante da campanha até aqui, o clássico contra o Fluminense. O Vasco se defendeu bem, sem ceder espaços, contra o melhor ataque da competição, mas a equipe mostrou ter problemas para enfrentar a bola aérea, no começo de temporada. Contra o Madureira a dificuldade para se defender das bolas aéreas teria sido a falta de ritmo e o forte calor, afinal era a primeira partida da temporada, contra a Juazeirense na última partida um dos fatores apontado foi o campo e a má iluminação. Porém no clássico de Gigantes onde já não havia nenhum dos problemas citados anteriormente, as principais chances do Fluminense ocorreram em decorrência das bolas aéreas.

Em entrevista coletiva nesta tarde de terça (12/02) o técnico Alberto Valentim ressaltou a boa performance do Resende contra Botafogo e Flamengo.

“O Resende será um adversário muito difícil. É o melhor time tirando os quatro grandes. Vimos bastante sobre esse adversário. Foi uma equipe que colocou dificuldades para Botafogo e Flamengo, e conseguiu um placar muito bom na última partida contra o Bangu. Conversamos com o grupo nos últimos dias e alertamos que não teremos facilidade nesse jogo. Esperamos uma partida muito disputada”.

O Resende se classificou em primeiro na seletiva do Campeonato Carioca, fazendo da história da fase preliminar. O Gigante do Vale tem apenas uma derrota no ano. São 10 partidas, cinto vitórias, quatro empates e a derrota, esta para o Boavista na estreia da Taça Guanabara. A equipe do sul fluminense tem o artilheiro do Campeonato Carioca, o atacante Maxwell com 6 gols, mas pode ter desfalque importante. O volante Vitinho, peça fundamental no esquema com três volantes do técnico Edson Souza, ainda é dúvida para o confronto contra o Vasco, após ter sido substituído contra o Bangu, sentindo dores no pé. Caso não se recupere a tempo, a vaga no time titular deve ficar com Valdeci, que contra o Bangu entrou no lugar de Vitinho e marcou o terceiro gol da vitória.

A última vez em que o Vasco ficou invicto na Taça Guanabara, em 2016, o clube venceu o torneio. O Resende só havia alcançado a semifinal da Taça Guanabara em 2009 e bateu o Flamengo por 3 a 1, perdendo na final para o Botafogo.

RETROSPECTO DO CONFRONTO

O último confronto entre as equipes aconteceu em 2017, e o Vasco superou o Resende por 2 a 1. Ao todo são 9 partidas disputadas, 7 vitórias a favor do Cruzmaltino, uma vitória a favor do Gigante do Vale e um empate.

Vitinho (à esq.) em ação no último confronto entre Vasco e Resende. Um dos poucos que disputaram a partida em 2017 e devem estar em campo novamente em 2019. (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Ficha Técnica

Vasco x Resende

Campeonato Carioca – Taça Guanabara – Semifinal

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Data: 13/02 (Quarta-feira)

Horário: 21h30 (Horário de Brasília)

Equipe de Arbitragem

Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)

Quarto árbitro: Daniel de Sousa Macedo (RJ)

Árbitro de vídeo: Pathrice Wallace Correa Maia (RJ)

Provável escalação do Vasco – Técnico: Alberto Valentim

Fernando Miguel; R. Cáceres, Werley, Leandro Castán e Danilo Barcelos; Raul, Lucas Mineiro, Yago Pikachu e Thiago Galhardo (Bruno César); Marrony e Maxi López.

Desfalques do Vasco: Breno, Ramon, Fellipe Bastos, Bruno Silva, Marcelo Mattos, Guilherme Costa e Rildo (departamento médico).

Pendurados:  –– (Não há)

Provável escalação do Resende – Técnico: Edson Souza

Ranule; Filipi Sousa, Rhayne, Lucão e Jeanderson; Joseph, Vitinho (Valdeci), Léo Silva (Zambi), Arthur Faria e Davi Ceará; Maxwell.

Desfalques do Resende: –– (Não há)

Pendurados:  –– (Não há)

O NOVO ‘QUASE ADIAMENTO’

A semifinal da Taça Guanabara entre Vasco e Resende aconteceria no domingo passado (10/02), mas em respeito à memória dos 10 adolescentes que morreram no trágico incêndio no Ninho do Urubu, a FFERJ adiou as semifinais. Nesta terça a partida ainda correu o risco de ser novamente adiada. Com a previsão de chuvas fortes e ventos intensos no Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio recomendou o adiamento da semifinal. Em comunicado oficial da FFERJ, a federação anunciou que tentaram adiar para quinta-feira, porém o BEPE (Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos) vetou a mudança por questões de segurança pública, já que o Fla-Flu está marcado para o mesmo dia.

Tags
Mais

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar